A tecnologia GIS (Sistema de Informação Geográfica) está presente em praticamente todos os setores da vida humana. Ela cria, gerencia, analisa e mapeia todos os tipos de dados. O GIS conecta dados a um mapa, integra dados de localização com todos os tipos de informações descritivas, fornecendo uma base para mapeamento e análise. Essa base pode ser empregada pela ciência em quase todos os setores.
Usando localização espacial, a tecnologia GIS integra diferentes tipos de camadas de dados, que incluem imagens, feições e mapas base vinculados a planilhas e tabelas. Os mapas GIS são facilmente compartilhados e incorporados em aplicativos, e acessíveis a praticamente qualquer pessoa, em qualquer lugar.
Especializada nesta área, a ProGeo vem realizando importantes trabalhos, elaborando mapas que comunicam, realizam análises e compartilham informações. Com eles, governos podem planejar, de maneira mais eficaz, políticas públicas que vão melhorar a qualidade de vida da população. O Diretor de Negócios da ProGeo, Victor Cesar Ribeiro Pereira, explica como é realizado o trabalho da empresa.
“A partir dos mapas que nós produzimos é possível criar planejamentos, monitorar ações e fazer prevenções. Esse é o principal objetivo do GIS. Aqui na Progeo, nós temos atuado muito dando suporte às operações de pesquisa do Instituto Darcy Ribeiro, que é da Prefeitura de Maricá. Nós desenvolvemos sistemas de informações geográficas para que eles possam fazer a coleta das pesquisas em campo, com a precisão da coordenada geográfica de onde foi realizada aquela pesquisa”, afirma Victor.
O Diretor de Negócios da Progeo ressalta ainda a questão da credibilidade da pesquisa.
“Nós garantimos que a pessoa que está realizando a entrevista esteja no local adequado, ou seja, evitando que ela queira fraudar a localização da pesquisa fazendo, por exemplo de casa, informando que está num bairro diferente de onde ela está naquele momento. A tecnologia permite o monitoramento em tempo real. Então, garantimos que ela só preencha a pesquisa dentro de um território mínimo que certifique a consistência daquela pesquisa local”, destaca.
Entre as mais diversas aplicações e usos do GIS está o meio ambiente, onde é utilizado para estudo de mudanças climáticas, estudos de água subterrânea e avaliações de impacto. Na agricultura, a tecnologia é usada no mapeamento do solo e na produtividade agrícola. Na área militar e de defesa, o GIS é utilizado para inteligência de localização, gerenciamento de logística e satélites espiões.