O avanço #tecnológico é um grande aliado do desenvolvimento do mercado e proporciona a busca de soluções em praticamente todas as áreas, como agricultura, meio ambiente, transporte, energia e defesa, entre muitas outras. No campo do #geoprocessamento, a #tecnologiaGIS permite que empresas coletem, gerenciem, analisem e visualizem dados geográficos de forma eficiente.
Segundo o Gerente de Projetos da #ProGeo, Thaylor Souza, a tecnologia GIS pode ser integrada com outras tecnologias emergentes. Essas integrações possibilitam o desenvolvimento de soluções inovadoras que atendem às demandas específicas dos clientes e impulsionam a transformação #digital .
“A ProGeo vem atuando na transformação de dados em conhecimento, utilizando dados coletados e tornando-os com valor agregado para o cliente. Tratando, analisando, interpretando, através de ferramentas de geoprocessamento”, afirma.
Thaylor explica que um dos principais desafios enfrentados pelas empresas de geoprocessamento é a integração de dados provenientes de várias fontes, como sistemas GIS legados, dados de #sensoriamentoremoto e informações coletadas em campo. A harmonização e a padronização desses dados para garantir sua interoperabilidade e consistência podem ser um desafio complexo.
“Na ProGeo, realizamos a gestão, organização e disponibilização de dados de arquivos em ambiente GIS. Elaboramos, conferimos e revisamos os produtos GIS (bancos de dados geográficos, mapas, figuras, quantitativos etc.). Também realizamos desenvolvimentos Front-end, framework JavaScript , web (HTML5, CSS3, JavaScript consumo de APIs). Realizamos coleta de informações geoespaciais e processamento de dados cartográficos para elaboração de mapas georreferenciados, utilizando dados coletados para o entendimento de fenômenos urbanos e ambientais, além de gerenciar o tratamento, a análise e a interpretação”, afirma Thaylor.